Será que sou emocionalmente imaturo?

                                   



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA                                                    

        SERÁ QUE SOU EMOCIONALMENTE IMATURO?


Como posso saber que sou emocionalmente imaturo? Evidentemente que nossa história nos dá pistas de como nos sentimos, porque o tempo todo que existimos, reagimos a tudo e a todos com sentimentos.

Mas existem alguns indícios que nos mostram que nosso emocional não está tão em alta assim. Vamos rever?

Geralmente pessoas que são imaturas emocionalmente são rígidas e obstinadas, tornando suas vivências, experiências recheadas de ações impulsivas e sem muita ponderação.

Também são muito estressadas, não tendo tolerância para com muitas situações, dando respostas a elas bem reativas e até violentas, porque distorcem a realidade das atitudes de outros. Não podemos esquecer que quando acontecem situações difíceis e descontroláveis, estas pessoas só se acalmam quando os outros fazem exatamente o que elas desejam, mostrando mais uma vez que seu emocional está em declínio.

Outra característica de pessoas emocionalmente imaturas é serem extremamente subjetivas. Tudo é sobre elas. Não conseguem fazer análises imparciais. Geralmente são prepotentes ou narcisistas quando sentem que não existe outra opção a não ser pensar e agir de maneiras a beneficiar a elas mesmas.

Isso a faz sentir autorreferentes, em que parece que todos os caminhos levam de volta a elas. Desta maneira, a autorreflexão não faz parte de seu ser, o que as leva a ser egoístas ao extremo, e o que as leva também a serem pessoas difíceis de lidar, por se tornarem o centro das atenções.

Diante desta situação, pessoas emocionalmente imaturas são destituídas de empatia, ou possuem pouca desta qualidade. Tendo pouca ou nenhuma empatia, tornam-se insensíveis as necessidades dos outros. E a empatia é um elemento indissociável da inteligência emocional.

Também não tem respeito pela diferença. Tornam-se facilmente irritáveis quando outras pessoas divergem de suas opiniões, sendo inconcebível suportar modos diferentes de ser dos outros, por tudo ser pautado por suas maneiras.

E então, conhece muita gente que é assim?

(na próxima Conversa psicanalítica continuaremos com esta temática)


Um grande abraço para você!


Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

Comentários