CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA
Incerta certeza
O título do artigo parece piada, mas não é. É isso mesmo que vocês estão lendo.
É estranho, pois mesmo tendo ciência das nossas limitações, de nossa humanidade tão frágil, seguimos acreditando que conseguimos controlar algumas situações. Talvez o que nos doa forças para adentrar em alguns contextos é simplesmente o fato de pensarmos que temos condições, ou certeza, de que conseguiremos dar conta da ocasião, seja ela qual for, seja por qual motivo for.
Pois bem, a verdade é que a única certeza que podemos ter é da incerteza e, por incrível que pareça, é esta dúvida que nos orienta.
Mesmo insistindo em pensar que temos o controle de quase tudo o que fazemos, a ideia do não controle é muito pertinente, pois nos dá a possibilidade da dúvida, e esta é capaz de nos mover para não perdermos o movimento da ação. Ação esta sempre inconclusa que nos moverá a novas outras ações, que nos manterá sempre em curiosidade.
É como se a certeza possuísse vazios que, ingenuamente insistimos em preencher. Tal proposição me faz lembrar de uma escrita de Franz Kafka: “Ler para fazer perguntas”. Como se quanto mais buscássemos, por meio do estudo, o conhecimento profundo das coisas, ou as certezas na ou da vida, fôssemos levados a um buraco que não tem fundo e que nos manterá em suspensão por toda a nossa existência.
E por que é tão difícil lidar com a incerteza? Por causa da prepotente onipotência que julgamos ter.
É só observarmos a história. Quantos estudos passados foram refutados ou mesmo ampliados com o passar do tempo! E quantos outros serão revistos no futuro por causa da possibilidade de aprofundamento que ora, em nossa época, não foi possível ter.
Mas uma questão é certa: devemos nos afastar das classificações, pois estas nos afastam de conhecimento maior. Não deve existir um imperialismo das ideias, mas um coração aberto para aprender mais, com a certeza da incerteza de que sempre teremos mais para aprender.
Um grande abraço para você!
Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista
Comentários
Postar um comentário