Casa de Cultura Professor Gerson Pinheiro

   Casa de Cultura Professor Gerson Pinheiro


Espaço único em Ipanema reúne História e Arte, conquistando cariocas e turistas




Há cerca de dois anos, em pleno coração do bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, um ponto de referência conquista visitantes cariocas e turistas em geral: é a Casa de Cultura Gerson Pinheiro. O espaço ocupa um edifício preservado e que foi a residência e o estúdio do pintor, arquiteto e professor que dá nome à casa.

O homenageado, que viveu entre 1910 e 1978, deixou um grande legado artístico, que pode ser visitado e apreciado por todos. O imóvel foi revitalizado em 2023 pelo filho de Gerson, Luiz Otávio Damasceno Pinheiro, com projeto e execução da arquiteta Dorys Daher, envolvendo cuidado e carinho para a preservação das cerca de 180 obras do acervo familiar.




Assim foi criado um verdadeiro minimuseu, que ocupa um dos três andares do edifício. Entre as obras da exposição permanente, uma chama a atenção: trata-se de um retrato de Dom Pedro, feito quando Gerson tinha apenas 12 anos. Ainda no acervo, dezenas de aquarelas, óleos sobre tela, desenhos e esculturas, com temas de destaque que vão de naturezas‑mortas a retratos, temas sacros e históricos.

A Casa de Cultura Gerson Pinheiro, com ambientes elegantes e acolhedores, que misturam arquitetura original e intervenções contemporâneas, recebe também eventos culturais, como palestras, pequenos concertos, vernissages e coquetéis. Visitas devem ser agendadas sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, via WhatsApp (21 97516-2725), garantindo atendimento exclusivo e personalizado.

Fotos: Divulgação
No acervo da Casa de Cultura Gerson Pinheiro, dezenas de aquarelas, óleos sobre tela, desenhos e esculturas

Comentários